domingo, 11 de outubro de 2009

Questionários



Lei de Lavoisier

Os estudos experimentais realizados por Lavoisier levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
m(reagentes) = m(produtos)
Assim, por exemplo, quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16 gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água; do mesmo modo, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre a formação de 44 gramas de gás carbônico.
Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier:

"Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação"

ou

"Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados".

Ou ainda, filosoficamente falando,

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

O que hoje pode parecer evidente, nem sempre o foi. Queimando-se magnésio, cientistas anteriores a Lavoisier observavam um aumento de massa, enquanto que, queimando enxofre, notavam uma perda de massa. Coube a Lavoisier, percebendo que esses ensaios deveriam ser feitos em sistemas fechados, esclarecer que as diferenças de massas eram devidas à absorção ou liberação de gases durante as reações.

A condutividade elétrica dos sólidos iônicos pressupõe separação e movimentação de cargas, significando predomínio das forças de repulsão sobre as de atração, isto é conseguido pela fusão ou dissolução do sólido iônico. Desta maneira, os sólidos iônicos conduzem corrente elétrica apenas quando fundidos ou dissolvidos em água.


Estrutura cristalina do NaCl. Na+ em vermelho e Cl- em azul.





Ligação Iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion. No sal de cozinha, as ligações entre os íons sódio e cloreto são iônicas. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal tem uma configuração eletrônica semelhante a de um gás nobre, quase totalmente preenchida de elétrons. Eles tem alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion. Os dois ou mais íons logo se atraem devido a forças eletrostáticas. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força similar às ligações covalentes.

Algumas das propriedades dos compostos iônicos são:
Temperaturas de fusão e ebulição geralmente elevadas devido a forte atração entre os ions.
Como conseqüência, são sólidos duros, mas friáveis e formam geralmente estruturas cristalinas à temperatura ambiente.
São bons condutores de eletricidade quando dissolvidos ou fundidos, pois assim os íons podem se mover. Os cristais secos não conduzem eletricidade, a menos que apresentem defeitos.
Podem ser solúveis em água (ou outros solventes) ou não, dependendo da Energia livre de Gibbs, energia de Solvatação e da Energia reticular.

Lição de casa
A naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático (substancia orgânica) cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8. Ss substâncias orgânicas são em geral covalentes e freqüentemente apolares; em conseqüência tem Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição baixos e são geralmente líquidos ou gases.





Butano



Representação 3-D de uma molécula de n-Butano

O butano é um derivado do petróleo. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável.
É um
hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo.
É o nosso gás de cozinha. Atualmente este é fornecido via tubulação e em botijões.
Em
química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio.
Os hidrocarbonetos possuem apenas ligações C-C e C-H, isto é, ligações com pouca ou nenhuma diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados.

8 comentários:

E.E.José Pacheco Lomba disse...

Oie professor..que conteúdo legal hein....nossa demorou um pouco mais consegui encontra-lo ....

Unknown disse...

professor gostei da molécula

thiagostoso disse...

gostei da molecula
thiagostoso 3ºA

daiane disse...

Conteúdo interessante,e que interessa aos alunos dos 3°s.

elias disse...

Elias 3a


Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados".


legal professor gostei da materia
































ºA

Unknown disse...

Professor gostei do blog,o conteúdo e nuito util,e interessante,para nossas pesquisas..
Larissa.3°A

Juliana takahashi disse...

gostei do conteúdo, rs, demorei mas to aqui :)
Juliana 2*A

Unknown disse...

oi sor gostei desse conteudo ........
espero q coloque sobre outros conteudo tbem!!!!!!!!
(kah)